APRENDER A PENSAR


Fui educado em escola pública. Não me lembro das regras gramaticais, das fórmulas matemáticas, químicas, equações da física, nomes científicos das plantas, datas históricas, dados da geografia do país e outras matérias que esqueci me foram dadas. Por esta declaração poderia-se supor que sou um completo idiota, semi-analfabeto ou analfabeto funcional. Mas sei que estou longe desta classificação.

O que fez grande diferença na educação que recebi, foi que alguns geniais professores me ensinaram, ou melhor me induziram a "pensar" ou aprender a pensar. Particularmente um deles me ensino que, mais importante que ler o que está escrito é "ler as entrelinhas" e principalmente "ler o que NÃO está escrito".

Será que seria útil ou teria alguma importância ter a memória viva e presente de toda esta bagagem de informações? No momento presente elas teriam utilidade próxima a zero, por exemplo para escrever este BLOG, com suas respectivas profundas reflexões filosóficas que se encaixam ou coincidem com as mais recentes descobertas da neurociência e física quântica. A era da "posse" da informação acabou com a internet.

Como consigo fazer isto com uma razoavelmente boa lucidez?

Recorro ao conceito de CONSTRUTIVISMO: 


Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.

Uma aluna de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar sozinha, desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos.


Einstein que foi sempre péssimo aluno dentro do universo da educação formal, dizia que a imaginação vale mais que o conhecimento.

Quando se esta a criar algo, o que só é possível fazer de maneira apaixonada, se tem grande energia e a mente funciona como um imã, atraindo à consciência o que está relacionado com o que se está desenvolvendo.

Considerando todos estes fatores suponho que o governo, que pagou meus estudos, desperdiçou a maioria dos recursos investidos, posto que foram esquecidos e são desnecessários. O que me faz deduzir que informação pela informação é algo inútil, aborrecedor e "emburrecedor". Afinal de contas quando você entra num supermercado o gerente ou os vendedores o obrigam a levar mercadorias à força, que você não esteja precisando no momento, sem ao menos perguntar o que você quer e precisa? Então porque diabos fazemos isto com nossas crianças? Porque são gente pequena não merecem respeito e podem ser violentadas?

Se a escola se dispusesse só e simplesmente a ensinar aprender a pensar e disponibilizar amplo material para pesquisa, haveria uma gigantesca revolução no ensino do pais e mundial. Pensar é essencialmente aprender a fazer perguntas, não aos outros, mas a si mesmo. Refletir.


Isto remete à Maiêutica - O momento do "parto" intelectual é chamado de Maiêutica Socrática. Esse "parto" é a busca da verdade no interior do homem. O processo era conduzido por Sócrates em dois momentos distintos: em primeiro lugar, ele levava seus interlocutores ou alunos a questionar seu próprio conhecimento sobre um dado assunto. Em seguida, Sócrates fazia com que concebessem uma nova ideia ou opinião sobre o mesmo assunto.

Este "anti-método" é bastante simples e altamente econômico, rendendo resultados consideráveis no desenvolvimento e capacitação humana.

Ora, então porque não o adotamos imediatamente?

Porque é extremamente perigoso para pessoas que vivem de parasitar outros humanos, ensinar alguém a pensar. Então a tal educação institucionalizada é criada e mantida com a clara e objetiva intenção de "matar a inteligência das crianças e produzir escravos", incluindo neste rol de escravizadores a "grande" UNESNO!

Nos vídeos abaixo podemos ver que o problema não é nacional, mas uma constante em todo mundo que chamamos de civilizado. Pra entender como e porque isto é produzido e mantido, basta consultar as páginas de Autossuficiência Econômica deste BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e se quiser entre em contato.